SOBRE A COMUTAÇÃO

Este é o terceiro de uma série de 7 posts sobre o ACESSO do BodyTalk, um curso que eu ensino e no qual acredito muito como ferramenta de autocuidado (e autoconhecimento).


Estamos vindo do Córtices, certo? Você acabou de aplicar a primeira técnica, seu sistema nervoso e seu cérebro estão organizados e lindos. Agora vem a hora de “descomutar”.

COMUTAÇÃO é o nome de um mecanismo biológico natural do corpo que faz com que o nosso sistema desligue alguns “disjuntores” quando está sobrecarregado. Sabe aquela sensação de cabeça cheia depois de 2 horas no trânsito? É isso! O cérebro usa esse mecanismo para poupar a energia e usá-la em coisas importantes, como conseguir dirigir até chegar em casa. O ideal seria que conseguíssemos descansar para “descomutarmos” naturalmente, mas não é sempre assim que acontece.

O John colocou esta técnica no Acesso porque ele percebeu que, com o acúmulo de estresse da nossa vida moderna, o nosso sistema nervoso muitas vezes não consegue se recuperar totalmente antes de ser sobrecarregado de novo. Então, problemas simples, como gripes que duram semanas, poderiam ter sido endereçados naturalmente pelo corpo se não estivéssemos “comutados”. Aplicar a Comutação é como “reiniciar” o sistema.

O que eu acho legal dessa técnica é que ela não só “descomuta” nosso sistema corpo-mente TODAS AS VEZES em que é aplicada, como também vai nos dando noção do quanto nos sobrecarregamos. Por que, convenhamos, nós somos frenéticos e achamos super normal voltar de férias às 22h do domingo, ir trabalhar na segunda de manhã, e ainda querer malhar depois do expediente. E se na quarta o corpo pede descanso e você falta na academia, ainda se cobra e não entende o que está acontecendo!

Hoje em dia, depois de anos aplicando o Acesso, eu já consigo perceber que meu corpo tem limites, quais são os limites dele, e mais importante, consigo respeitá-los. 

Dentro da rotina do Acesso, esta técnica trabalha junto com a primeira, Córtices, terminando de organizar o sistema nervoso e o cérebro para ambos participarem das técnicas que virão a seguir.

VK


Compartilhe: