BASTIDORES #1

Problemas são desafios imaginados.


Passei as últimas 8 semanas participando de uma oficina de Mindfulness que mexeu muito comigo. Essa história de estar no presente e se permitir observar as emoções e os pensamentos sem julgamento, sem expectativas e sem engajamento, é difícil e interessantíssima. Mesmo que eu já tivesse consciência de tudo isso, colocar e manter em prática tem sido libertador.

Ontem assisti uma entrevista do Eckhart Tolle, autor de O Poder do Agora, e das muitas coisas que ele fala, uma eu adorei! Parafraseando: quando passamos a ficar atentos ao momento presente, percebemos que os problemas realmente não existem. Quando nosso foco está no presente, nós só temos DESAFIOS.

Tem um vazamento acontecendo agora na sua casa? Uma situação de perigo diante de você? Isso é um desafio, que pede uma ação concreta, que finaliza quando se completa. Problemas são desafios, do passado ou do futuro, que ficam se reencenando, em imaginação, na mente repetitiva.

Então, quando estamos diante de um “problema”, se voltamos o foco para o presente, provavelmente vamos perceber que estamos apenas sentadas em uma cadeira, imaginando um desafio. Ou seja, naquele momento, estamos bem, não existe problema algum.

O que eu acho maravilhoso desse exercício é que assim podemos destreinar a mente viciada em problematizar, e aos poucos vamos enxergando com mais clareza as histórias que nos causam ansiedade.

VK

 

[Foto em destaque na lista de posts: Nuno Assis]